Dermatologia Infantil

Dermatologia Infantil

Já levou seu filho em uma Clínica de Dermatologia Infantil?

Dermatologia Infantil ou dermatologia para crianças é a mesma coisa.
O mais importante é uma criança feliz, protegida e uma família tranquila e sem dúvidas!

Quantas vezes você se viu apavorada diante de uma manchinha branca na unha de seu filho ou uma marca estranha na pele?

todas estas respostas podem ser respondidas por uma dermatologista. Existem algumas médicas que são mais focadas na dermatologia infantil, estudando as doenças de pele das crianças e os melhores tratamentos.

Alguns bebês nascem com um tipo de acne, outros com crostinhas no couro cabeludo.

O que deve-se fazer em relação a esses problemas?

A acne é uma doença hereditária, inflamatória do folículo pilo-sebáceo, que aparece através de estímulos hormonais. No recém-nascido, geralmente, pelo leite materno, há passagem desses hormônios. Apesar de ser uma doença passageira, deve ser tratada, devido à possibilidade no futuro de causar cicatrizes na pele.

Por isso a importância de dermatologista infantil. Casos isolados de acne em crianças maiores, que permanecem com esse estímulo, devem se investigados laboratorialmente com o especialista.

As crostinhas no couro cabeludo também são conhecidas como crostas lácteas. É uma doença do folículo pilo-sebáceo, que ocorre nos primeiros dias de vida, desaparecendo em alguns meses. Não requer tratamento específico. A higiene, com óleo mineral, geralmente remove essas lesões. Nos casos severos e persistentes, o uso de xampu anti-caspa pode ser utilizado com sucesso.

Que problemas de pele, as crianças de 1 a 5 anos apresentam?

Segundo nossa dermatologista infantil as caspas persistentes ou dermatite seborréica é uma doença muito comum no adulto, mas que pode iniciar na infância. A causa é familiar. Dependendo da gravidade e grau de comprometimento o uso de xampu anti-caspa pode ser utilizado com boa resposta. Nos casos severos, o especialista deve ser recomendado, devido complexidade no tratamento.

A micose no couro cabeludo (ou “tinha capitis”), é uma doença cuja causa é fúngica. Há fungos de origem vegetal, animal e do próprio homem. Na criança, a forma mais comum de transmissão ocorre pelo animal, geralmente cães doentes. São lesões com diminuição de pêlos, aspecto anular, único, em que os cabelos apresentam tonsurados (sensação tátil de barba por fazer).

Outra forma de micose pouco comum é a contaminação que ocorre em alguns salões de cabeleireiros. Neste caso, o agente responsável é o fungo do próprio homem (antropofílico) e as lesões são inúmeras, com várias áreas sem pêlo.

Como cuidar de uma criança com catapora?

A catapora é uma doença causada pelo vírus ”herpes varicelae”. A dermatologista infantil explica que a catapora é uma doença é transmitida dois dias antes e durante todo o período da formação da vesícula (bolha). A crosta é a parte final da doença e não causa contágio.

A higiene na fase aguda, na presença das vesículas, é muito importante. Não há necessidade de usar anti-sépticos como prevenção das infecções. A pasta d’água, muito utilizada, tem ação secativa das bolhas e também calmante, quando a pele está coçando.

Crianças de 0 a 5 anos têm frieiras?

As frieiras podem aparecer nos pacientes que apresentarem micoses interdigitais (entre os dedos) e não há idade para ocorrer.

Meninas de 4, 5 anos podem usar maquiagem e esmalte? De que tipo?

Os cosméticos modernos, geralmente, são hipoalergênicos. A maquiagem usada tanto no adulto quanto na criança contém o mesmo componente, mas em concentração menor. O uso exagerado dessas substâncias, em produtos de qualidade duvidosa, pode causar na pele obstrução, irritação e sensibilidade.

Estes outros artigos sobre Dermatologia podem ser de seu interesse:

Quais os melhores sabonetes para bebês e para os de 1 a 5 anos?

A criança, de uma maneira geral, não tem glândulas sebáceas (gordura) desenvolvidas. Os sabonetes infantis mais adequados devem conter pouca concentração de detergentes. O sabonete de barra, geralmente, contém PH básico. Os líquidos próximos do PH neutro. A nossa pele é ácida e, portanto, em ambos haverá remoção da gordura da pele. O importante é selecionar pela qualidade do produto, aplicar o mínimo possível no banho e quando os bebês lavarem-se na banheira, não esquecer de enxaguar a pele.

Furar a orelha pode provocar algum problema? Que cuidados que os pais devem ter?

O hábito de furar a orelha é muito antigo. Máquinas modernas, hoje em dia, fazem a técnica de perfuração ser praticamente indolor. O local e a higiene do material são muito importantes. A hepatite B pode ser transmitida se esses cuidados não forem observados.

As unhas infantis podem apresentar manchas? De que tipo?

As manchas brancas sobre a unha, também conhecidas como as ‘manchinhas dos mentirosos`, é uma lesão muito comum, principalmente nas crianças e adultos desastrados. A causa mais comum é por pequenos traumatismos no local (prender os dedos na gaveta, portas etc). Com o advento do computador e o freqüente uso das teclas é comum observarmos também essas manchinhas.

 

Fonte sobre dermatologia Infantil: 
Clínica de Dermatologia DGF

Conheça alguns médicos especialista da área:
Dermatologia

Dermatologia atende em SP Dra. Estrela D’ Aurea Machado - RQE: http://www.dgfdermatologia.com.br Consulta
  • Veja também


Vacinação Gratuita de contra a Gripe entra em reta final

A campanha de vacinação gratuita contra a gripe termina nessa sexta-feira. Mais de 40 milhões de pessoas já tomaram,...

Diabetes e Problemas Cardiovasculares podem ser evitados andando de bicicleta

Exercícios físicos como andar de bicicleta podem ajudar os indivíduos com problemas ligados a diabetes e também cardiovasculares. Uma...

Banco de Leite Humano precisa de doações

As crianças prematuras precisam de leite materno para poderem continuar suas lutas pela vida. Os bancos de leite humano...

O que é a vitamina D?

Pesquisas mostram que a vitamina D é parte primordial para vários órgãos e sistemas do corpo humano. Por trabalhar...

Obesidade infantil: Índice sobe para 72 Milhões até 2025

Conheça dados preocupantes sobre os níveis de gordura infantil, além de maneiras de evitar tal problema com os jovens...

Em 2045 um quarto da população mundial será obesa

Pesquisa aponta em novo estudo que os níveis de pessoas obesas podem crescer alarmante e assim se tornar uma...

Dengue, Chikungunya e Zika continuam a fazer vítimas em 2018

45 pessoas morreram por causa de tais doenças. O numero é divulgado pelo Ministério da Saúde e registrou queda...

Curativo é criado para sequelas de corações infartados

O ataque cardíaco faz com que partes do coração morram. Assim esses setores são perdidos para sempre. Pois em...

OMS divulga dados preocupantes sobre Mortes na Gravidez

A morte de mulheres durante a gravidez, parto ou puerpério vem crescendo no país. Números marcam cinco mulheres morrendo...

Histórias populares trazem inseguranças às grávidas

‘Criam um monstro na cabeça da mulher’: É o que afirma uma das entrevistadas. Ditos populares confundem as futuras...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad