Tratamento de Cicatriz

Tratamento de Cicatriz

Cicatrização é o nome dado ao processo natural de cura de um ferimento, por acidente, doença ou cirurgia. Seu tamanho e intensidade variam de acordo com o tempo em que a pessoa ficou ferida e o tipo de pele do indivíduo.

No geral as cicatrizes tornam-se mais discretas com o passar do tempo e costumam deixar marcas mais intensas em locais onde a movimentação é constante, como na mandíbula, nos joelhos, cotovelos, ombros, costas e pés.

Inicialmente as cicatrizes são grossas e de cor avermelhada, desbotando com o passar do tempo. O tempo para ter um aspecto melhor de uma cicatriz é em média 3 meses (90 dias).

Quais são os tratamentos para as cicatriz?

Dermabrasão: Este método é próprio para amenizar as cicatrizes causadas por acne, marcas de sarampo, rubéola, catapora/varíola, ou simplesmente para retirar pequenas irregularidades da superfície da pele. Um dermatologista utiliza uma máquina elétrica que remove a superfície da pele, dando a ela um contorno mais natural. Este tratamento ameniza a aparência.

Preenchimento: Consiste no preenchimento de cicatrizes que apresentam depressões. Estes preenchedores podem ser de origem sintética ou animal e podem ter efeitos temporários ou prolongados, a sua escolha varia conforme o estado da cicatriz. Na maioria dos casos não é necessário o uso de anestesia e o paciente volta ao cotidiano no mesmo dia.

Resurfacing ou Tratamento a Laser de Cicatriz : A luz de alta energia é usada para remover a pele indesejada, após uma semana o paciente pode retornar às suas atividades normais, sua pele manterá por alguns meses a tonalidade rosada. Existem vários tipos de Laser disponíveis para cada caso e intensidade de melhora a ser alcançada.

Beta terapia: Através desta técnica é utilizada uma radiação ionizante que diminui a produção de colágeno, esta técnica é geralmente usada após uma cirurgia ou acidente e evita o surgimento de uma cicatriz.

Intradermoterapia: Consiste na aplicação de medicamentos que estimulam a produção e a organização do colágeno no local cicatrizado.

Microenxertos: Nesta técnica é utilizado um pequeno instrumento chamado “Punch” para retirar a pele da área doadora. Os microenxertos são pequenos transplantes de pele saudável para a área da cicatriz. Este procedimento é geralmente utilizado para reparar cicatrizes deixadas por acnes profundas.

Criocirurgia: Consiste no congelamento da cicatriz, associado ao corticosteróide que é infiltrado dentro da cicatriz. Este procedimento pode ser realizado com anestesia local. Sua técnica é utilizada quando a intenção é reduzir o tamanho da cicatriz.

Peelings: Este procedimento suaviza cicatrizes leves e profundas e devolve a cor uniforme à pele. É um produto químico, que remove a camada superior, sendo assim, mais eficiente no combate a cicatrizes mais rasas e superficiais. Para cicatrizes mais profundas utilizam-se produtos químicos mais poderosos. O tempo de recuperação varia de acordo com o produto, podendo levar até duas semanas.

Estes outros artigos sobre Dermatologia podem ser de seu interesse:

  • Veja também


Tipos de Cicatriz

Tipos de Cicatriz É muito difícil encontrar alguém que não tenha ao menos uma cicatriz no corpo. Cicatrização é...

Author: Redação

Share This Post On

Agência de Marketing especialista na área da saúde.
www.convertmkt.com.br