Dermatoscopia

Dermatoscopia

A Dermatoscopia é um exame que serve de alerta para prevenção do câncer de pele. Qualquer doença quando identificada no início, tem melhores respostas terapêuticas e preventivas.

Pequenas manchas escuras na pele podem indicar tanto o início de um melanoma quanto apenas uma pinta que não traz nenhuma complicação séria. Sendo assim, é necessária uma avaliação através da Dermatoscopia que reconhece a origem e a evolução das manchas na pele.

O maior perigo está em manchas que mudam de cor, que são maiores e que não tem nenhuma forma definida. O exame é feito através de um equipamento de alta tecnologia que consiste em um aparelho com uma lente de aumento e uma fonte de luz, o Dermatoscópio, este equipamento pode estar acoplado a um sistema de vídeo, Videodermatoscópio, a câmera digital, Fotodermatoscópio, estes equipamentos permitem uma análise mais eficiente das lesões pelo médico dermatologista. Mediante ao resultado, o médico pode indicar um tratamento exclusivo principalmente contra o câncer de pele.

Os exames podem ser feitos mais de uma vez para acompanhar a evolução da pele e para garantir a precisão dos resultados.

Quais são as vantagens da Dermatoscopia?
Principalmente o acompanhamento das lesões benignas sem a necessidade de uma biópsia e no auxílio ao diagnóstico precoce do câncer de pele.

Muitos casos de melanoma são identificados no primeiro estágio da doença e isso permite o sucesso total na recuperação da pele na maioria dos casos.

Existe mais de uma possibilidade de fazer o exame de Dermatoscopia?
O exame pode ser feito por um equipamento especial que realiza o Mapeamento Corporal, ou seja, analise dermatoscópica de múltiplas lesões melanociticas, “pintas”, ao mesmo tempo, fazendo uma  avaliação pormenorizada de cada lesão e a sua documentação para comparações posteriores.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Dermatoscopia

  • Veja também


Author: Redação

Share This Post On
468 ad