O que é o Botox? Como age o botox? como é a aplicação de Botox?

Botox® – Toxina Botulínica

Botox® é o nome comercial usado para dar referência a Toxina Botulínica.

Na dermatologia, a aplicação da Toxina Botulínica (Botox®) é usada para corrigir rugas de expressão, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal.

Muitas vezes a Toxina Botulínica também é aplicada para melhorar o resultado estético de uma cirurgia, mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa.

As rugas dinâmicas são causadas por contrações da musculatura facial, acentuando-se a  cada vez que fazemos as expressões normais da face. A injeção desse produto provocará um relaxamento da musculatura na qual é aplicada, atenuando a contratura muscular do mesmo, levando a melhora nas rugas.

Em quanto tempo a Toxina Botulínica (Botox®) faz efeito?

O início do efeito (Botox®) proporcionado ocorre entre 3 a 7 dias após a injeção e seu efeito pode vir a durar 4 a 6 meses em média. Este período pode ser maior ou menor, variando de acordo com o organismo.

A toxina botulínica (Botox®) é aplicada através de uma agulha, em pequenas quantidades e de forma precisa sobre o local desejado. Como a quantidade a ser aplicada é muito pequena, a dor é mínima, mesmo assim podem ser utilizados cremes anestésicos para diminuir este desconforto, que se caracteriza por leve ardência. Logo após a aplicação a região pode ficar levemente vermelha e inchada, melhorando após alguns minutos.

Qual a vantagem desse tratamento (Botox®)?

A vantagem da aplicação do Botox® é a possibilidade de reduzir as linhas de expressão de forma simples e rápida através de um ambiente clínico.
O Botox® é diferente da cirurgia plástica e o procedimento é feito em ambiente clínico.

O resultado do tratamento de Botox® é estável?

Sim. A toxina botulínica do tipo A relaxa o músculo da ruga durante 5 ou 6 meses. Após este período as rugas voltam a aparecer, necessitando de novas aplicações.

Em quais regiões pode-se fazer a aplicação?

Geralmente as aplicações de toxina botulínica (Botox ®) são mais comum nas regiões do rosto, como envolta da boca, próximo aos olhos e na região central entre as sobrancelhas para corrigir rugas de expressão, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal.

A aplicação da Toxina Botulínica (Botox®) pode causar algum tipo de vício?

Não. Essa toxina apenas “relaxa” a contração dos músculos deixando as linhas de expressão do rosto mais suavizadas.

O tratamento de Botox® é doloroso?

Depende da sensibilidade da pessoa. Pois algumas pacientes dizem que não dói nada, entre tanto outras dizem sentir uma leve queimação.

Vale lembrar que durante a aplicação de Botox® a dermatologista aplica um creme anestésico tópico que reduz a sensação de desconforto durante as aplicações.

A Toxina Botulínica (Botox®) paralisa a face?

Não. Se for aplicado corretamente por um médico qualificado. Irá apenas relaxar parte da musculatura facial onde foi aplicado reduzindo a contração muscular do local que consequentemente eliminará as rugas e as linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas e em volta dos olhos.

Pode ser aplicado em qualquer idade?

A aplicação da toxina botulínica (Botox ®) tem a finalidade de corrigir pequenas imperfeições causadas por cicatrizes, ou expressões faciais marcantes. Esse tratamento é mais procurado por pessoas acima 30 anos de idade, onde os sinais começam a ser mais visíveis. Porém, independente da idade a paciente deve passar por uma consulta de avaliação para que a dermatologista possa avaliar se existe realmente a necessidade da aplicação.

Existem outros casos em que a toxina botulínica é também utilizada para tratamento em crianças com problemas musculares. Essa aplicação permite que a região ganhe mais flexibilidade, como por exemplo:
Pé, pernas, braços, etc.

Estes outros artigos sobre Dermatologia podem ser de seu interesse:

O tratamento provoca algum efeito colateral?

O efeito colateral mais comum é uma sensação de queimação temporária, alguns pacientes referem dor de cabeça logo após o tratamento. Por se tratar de uma injeção pode ocorrer a formação de hematomas no local da aplicação, que desaparecem após alguns dias.

Em raras situações, o paciente pode desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos e um abaixamento da sobrancelha ou da pálpebra.

Após a aplicação de Botox® o paciente deve permanecer, no mínimo quatro horas, sem manipular os locais das aplicações. Deve evitar massagens e, principalmente, não deitar durante as quatro primeiras horas.

Essas aplicações de Botox® podem ser feitas durante a gravidez?

Não. A toxina botulínica derivada da bactéria C, ou seja, o Botulinum e é contra indicado durante o período de gestação e amamentação.

Posso tomar sol após a aplicação de Botox®?

É aconselhável evitar o banho de sol por pelo menos 10 dias, porém se for inevitável utilize um bom protetor solar e peça orientação para sua dermatologista para saber qual o fator você deve usar.

O Botox® pode manchar a pele?

É muito difícil, mas, caso aconteça é possível usar um creme que faça a mancha desaparecer sem perder o resultado proporcionado pela aplicação.

Quais os cuidados apos aplicação da Toxina Botulínica (Botox®)?

  • Evite massagear a região onde foi feita aplicação para que não ocorra difusão do produto para áreas não desejadas.
  • Evite a prática de exercícios físicos por 2 dias após a aplicação de Botox®. Os movimentos bruscos podem provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado, podendo desencadear uma reação adversa, como por exemplo, ptose palpebral (queda de sobrancelha).
  • -Evite viagens aéreas imediatamente após a aplicação de Botox® pois a alteração de pressão-ambiente pode provocar a migração da toxina para áreas não desejadas.
  • -Caso a aplicação tenha ocorrido em áreas compostas por pequenos músculos, como por exemplo, o orbicular dos olhos no tratamento dos “pés de galinha”, recomenda-se manter-se na posição vertical e não deitar-se durante as primeiras 4 horas após a aplicação, pelo mesmo motivo citado nos itens acima.
  • -Nota-se vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação logo após a realização de procedimentos com Botox®. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente 5 horas.
  • -Caso você esteja fazendo uso de aspirina ou medicamento similar, é provável o surgimento de hematoma após a aplicação de Botox®. Neste caso, é importante e recomendável notificar o seu médico sobre o uso destas medicações antes da realização do procedimento.
  • -Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação de Botox®. Isto é comum e resultado da tensão ocorrida durante a realização do procedimento. Estes sintomas devem desaparecer em no máximo 24 horas.

Conheça alguns médicos especialista da área:
Botox

  • Veja também


Author: Redação

Share This Post On